Destaques

Destaques

TESTE DE PROGRESSO

12 DE Setembro DE 2018

 

O Que é o Teste de Progresso?

O Teste de Progresso e um teste longitudinal que avalia o ganho cognitivo dos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina, e permite as Instituições  conveniadas realizar o diagnóstico de suas fortalezas/deficiências ao longo da estrutura curricular e melhorar suas oportunidades pedagógicas.

 

Como é este teste?

É composto por 120 questões de múltipla escolha, divididas em 7 áreas do conhecimento: ciências básicas, ética médica, saúde coletiva, clínica geral, pediatria, tocoginecologia e cirurgia, mas independente da área a maioria das questões é montada como pequenos casos clínicos. A idéia é saber se estamos preparando os alunos para resolver os problemas que surgem diariamente. O teste é aplicado, uma vez ao ano, simultaneamente, para todos os estudantes do 2o. ao 11o. semestre do  Curso de Medicina.

 

Quem teve esta idéia?

Por iniciativa das Escolas Medicas foi proposta a realização  desse teste em conjunto desde 2013. Nossa escola já participou 2 vezes. Este ano, o consórcio de escolas reuniu as seguintes escolas:UFRGS, USCSPA, PUC, ULBRA, UCPel, FURG, UCS, UNISC, UPF, IMED, UFFS, UFN, UNIVATES. 

 

O teste do progresso vale nota?

Não. Para o aluno e para a escola é uma oportunidade de auto-avaliação: todas as questões são comentadas o aluno recebe o seu desempenho por área e pode saber como está em relação ao desempenho dos alunos destas escolas gaúchas no seu mesmo nível. A escola também recebe gráficos com o desempenho de seus alunos por área de conhecimento comparado com a média do desempenho dos outros estudantes do consórcio. Se observarmos áreas com dificuldades, , podemos melhorar as ofertas pedagógicas.

 

O que vale para o aluno?

Conforme decisão da COMGRAD, a participação no teste do progresso pode ser usada como créditos complementares. Cada participação gera 5 horas para Créditos Complementares, 3 participações resultam em 1 credito complementar.


 

Onde será a prova, e as aulas neste horário?

As salas de prova serão divulgadas mais perto da data. Se a turma estiver com aulas o professor será convidado para aplicar a prova. As aulas da tarde de 12/9/2018 serão substituídas pelo teste do progresso.

 

Como o aluno participa?

Através do link no site da Fundação Médica para fazer a inscrição. Para o aluno não tem custo, para a faculdade é um investimento. Participe e convide seus colegas!

Quem fez a prova?

Dia 9/6 vários professores de todas as escolas participaram da oficina de criação de questões. Depois cada escola enviou cerca de 10 questões de cada área e o grupo gestor do teste selecionou, no final de julho, as melhores questões de cada área.



Comunicação

Recebe nossas notícias no seu e-mail